RESENHA: A Vida Sabe O Que Faz

domingo, fevereiro 10, 2013

Autor: Zibia Gasparetto
Título: A Vida Sabe O Que Faz
Edição: 1
Editora: Vida & Consiência
Ano: 2011
Páginas: 320
Sinopse:
Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, contudo não desistiu. Inconformado com a nova realidade, utilizou a raiva para recuperar todos os anos que a guerra havia roubado de sua juventude. No decorrer desta história apaixonante, passada entre Brasil e Itália, logo após a segunda guerra mundial, descobrimos que, dependendo das atitudes de cada um tudo pode mudar, mas sempre, em todos os casos, a sabedoria da vida prevalece, sempre nos trazendo o melhor. 

Resenha:
Obs.: Pode conter spoilers!

Tudo acontece quando Carlos noivo de Isabel vai servir ao Brasil na guerra que estava havendo na Europa. Isabel ,como toda mulher, ficou preocupado, pois o noivo com quem conviveu desde criança iria para uma guerra. Após seis meses os soldados chegaram, Isabel ficou com o coração nas mãos esperando rever o noiva, porém, nenhum sinal de Carlos. Ao voltar para casa sua mãe lhe tentou confortar dizendo que viu nos jornais que outros batalhões estão para chegar, mas mesmo assim, ficou preocupada. No dia seguinte resolveu ir ao quartel mas não consegui nada, o tempo foi passando e ela não tinha nenhuma notícia de Carlos.Por fim foi dado como desaparecido mas ela tinha esperança de encontrá-lo novamente. Três anos se passaram e Carlos foi dado como morto.

Em um dia chuvoso voltando do cinema com sua prima Diva, acabaram se esbarrando em um rapaz, onde o mesmo se ofereceu que as duas o acompanhassem a um abrigo para não se molharem, acabaram indo a uma confeitaria ali próxima. Gilberto no final da chuva se despediu e pediu o numero das moças. Uma semana depois ele ligara para Isabel chamando-a para sair tanto sua mãe como Diva empurraram Isabel a esse encontro. Isabel não se setia bem, pois ficou presa ao passado, pensando sempre em Carlos, e mal conseguia seguir a vida, mas depois de Gilberto insistir ao encontro ela se rendeu.

Tudo foi acontecendo, já estavam namorando e decidiram ficar noivos. Pouco tempo depois, Isabel recebeu a noticia de que Carlos finalmente voltou, no primeiro instante ficou com medo, pois não acreditou na noticia, após Albertina, mãe de Carlos, ligar para Isabel, Isabel foi ao encontro com seu ex-noivo. Mas o que ninguém sabia era que tanto Carlos como sua família, não estavam sabendo o que acontecera com Isabel.

Ao ver Isabel, Carlos correu para abraçá-la e depois deu-lhe um beijo, mas Isabel se esquivou. Carlos foi mantido como um “escravo” para os russos onde ele tivera que trabalhar para poder conseguir tirar os documentos perdidos e voltar ao Brasil. Após Isabel ter contado como decidiu seguir a vida Carlos não aceitou muito bem e ficou revoltado.

No final de tudo, Carlos decidiu crescer e mostrar a Isabel o que ela perdeu procurou emprego e consegui viajar para Milão e expandir os negócios. Ao chegar lá conheceu a irmã de um amigo que ao vê-la quase desmaiou, Gina era a mulher que sonhava todas as noites, onde eles trocavam carinho e beijos. As coisas iam acontecendo e eles acabaram noivando também.

Isabel se casou com Gilberto e tiveram uma filha, Carlos se casou com Gina e tiveram um filho. E todos decidiram deixar o passado para trás e todos voltaram a ser amigos.
Mas claro que tudo não é focado só neles, vai mostrando os problemas que a família de Gilberto estavam passando, o relacionamento de Diva com o Nivaldo irmão de Gilberto, como estava as coisas na família de Carlos. A autora não deixou nenhum personagem de lado, foi explorando cada personagem o que deixou o livro mais completo.

Eu estava desejando ler esse livro desde que vi a mini sinopse dele em uma livraria, infelizmente me iludi, pensei que esse livro fosse melhor, não que ele não seja bom, mas eu esperava algo a mais nele.
Espero que tenham gostado da resenha, ate logo :D


Sobre o Autor:

Zíbia Alencastro Gasparetto (Campinas, 29 de julho de 1926) é uma escritora espiritualista brasileira, que se notabilizou como médium.
De ascendência italiana, casou-se aos 20 anos com Aldo Luiz Gasparetto, com quem teve quatro filhos, entre os quais o apresentador de televisão Luiz Antonio Gasparetto.

Leia também

14 Comentários

  1. Ai, segunda guerra mundial aoiehaioe adoro livros que envolvam o assunto, mas esse não me interessou. Sua resenha ficou boa, porém, você devia ter colocado um SPOILER ALERT hahaha
    beijos, anna
    http://16livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :D
      Obrigado pelo aviso, vou editar agora mesmo.
      Seguindo do seu blog ;)
      Até mais...

      Excluir
  2. Olá! Adorei sua resenha e sinceridade...ainda não li esse livro, mas tenho vontade. Aliás nunca li nada da Zíbia, mas quer muito.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma!
      Pode ter certeza de que você vai gostar dele :)
      Até logo..

      Excluir
  3. Nunca li dana dessa autora, mas a trama parece envolvente e bem amarrada. A capa também é muito linda, não sei se chegaria a comprar, mas se tivesse na bliblioteca ou se ganhasse leria com toda a certeza.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bom mesmo, espero que você tenha essa oportunidade um dia :D

      Excluir
  4. Oi Afranio! Embora eu seja católica, já li alguns livros espíritas e gostei bastante... Aliás, minha experiência de leitura com eles foi totalmente diferente das que eu imaginava que teria. Bem mais positivas! rs
    Gostei bastante da resenha. Parece ser bem diferente de tudo o que eu já li e o fato do casal conseguir se separar facilmente, diante todo o amor que sentiam, me soou meio estranho. Enfim... Quero ler a obra. Estou super curiosa!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! Eu também não sou espirita, mas tive essa oportunidade de ler esse livro e gostei dele!
      Espero que você também leia logo, pode ter certeza de que vai gostar :D

      Excluir
  5. Eu li o livro e amei, pois é muito semelhante a realidade, nem sempre o que planejamos é o que realmente acontece, agora é hora de escolher o próximo título ... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito semelhante mesmo :D
      Até mais e obrigado pela visita :*

      Excluir
  6. Oi adorei.. muito obrigado, amei a
    maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo
    livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de
    um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso...a capa do livro é linda, Lea traz o universo de fundo..

    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela indicação, pode deixar que vou dar uma conferida ;)
      Fico feliz que tenha gostado :DD
      Até mais!

      Excluir
  7. Oie, li esse livro e acabei de fazer uma resenha no meu blog... se quiser dá uma passada lah pra ver... www.facesdeumacapa.com.br
    Também esperava mais da obra, mais vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :D
      Pode deixar que vou dar uma passadinha sim ;)
      Até mais :*

      Excluir